Tritaleta tocantinense Giovanna Lacerda vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina - Divulgação

Esporte ainda precisa de avanços… Ao longo destes 30 anos, o esporte tocantinense no gera conseguiu alguns avanços, conquistando títulos importantes no vôlei, futsal, judô, karatê, jiu-jítsu, kart, tênis de mesa, triatlhon, natação, basquete, ciclismo, canoagem, entre tantas modalidades. Mas isso não é suficiente para afirmar que o esporte cresceu neste período.

Vale ressaltar que no ano de 2016, o então governador Marcelo Miranda extinguiu a Secretaria Estadual do Esporte transformando-a em uma superintendência e, com isso, diminuindo ainda mais o poder do esporte crescer no estado.

Hoje temos atletas que individualmente vêm conquistando medalhas e levando o nome do Tocantins Brasil afora. É o caso do piloto Felipe Fraga, campeão da Stock Car, em 2016. Tem ainda a jovem Giovanna Lacerda, campeã Mundial Escolar e que agora foi convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina. Mas isso quase com esforço próprio, já que o poder público alega que por falta de dinheiro não tem como ajudar mais do que tem condições, como fornecer o transporte ou apoiar na questão de logística as variadas modalidades esportivas e os atletas.

Estrutura

A estrutura do Tocantins hoje no Esporte, segundo levantamento feito da Secretaria de Educação, Juventude e Esporte (Seduc), afirma que o estado possui 28 praças esportivas, sendo que seis delas estão em reforma, obras iniciadas em 2018, e mais cinco em processo de licitação, porém, não há previsão de construção de praça esportiva para este ano. Esta estrutura está distribuída desta forma: Araguaína conta com o Estádio Mirandão, Ginásio Eldorado, Ginásio Neblina, Ginásio JK, Ginásio Noroeste. Em outros municípios do estado podemos citar os ginásios de esportes de Nova Olinda, Xambioá, Araguatins, Almas, Dianópolis, Guaraí, Alvorada, Cariri do Tocantins, Gurupi (Estádio Resendão e Ginásio Idanizete de Paula). Tem ainda Palmeirópolis, Peixe, Miracema do Tocantins (Estádio Estadual Castanheirão e Ginásio de Esporte Irmã Beatriz); Tocantínia, Palmas (Escolinha Nilton Santos), Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Itacajá, Pedro Afonso, Fátima e Porto Nacional.

O que pensam os dirigentes e atletas sobre os 30 anos do Tocantins

“Tenho muita honra e orgulho em poder representar o Tocantins nas pistas do Brasil e do mundo e agradeço de coração todo o apoio que sempre recebi dos torcedores de todo Estado. Quando conquistei meu primeiro título da Stock Car em 2016, tive uma recepção incrível em Palmas e foi muito emocionante ver como esta conquista trouxe alegria para todos. Parabéns pelos 30 anos e que venham muitas conquistas para todos nós”,

Felipe Fraga, o mais jovem campeão da Stock Car (21 anos)

“Sou tocantinense de Colinas. Atleta profissional, me orgulho de ser tetra da Meia Maratona. Por isso, não poderia deixar de agradecer por tudo e, principalmente, parabenizar o Estado do Tocantins pelos 30 anos de existência, direcionados ao esporte!”
Eliésio Miranda
Corredor de rua

“Sou atleta da Seleção e parabenizo meu Estado. Gostaria que houvesse mais incentivo, que olhassem e vissem que um Pais só cresce pela educação e pelo esporte. Vamos mudar essa história e olhar com vontade de mudança.Quero um Estado que olhe pra mim”.
Giovanna Lacerda
Seleção Brasileira de Triatlhon

“Hoje quero parabenizar esse Estado maravilhoso, cheio de riquezas exuberantes, cheio de gente alegre. É uma pena que no esporte ainda não temos o apoio”.
Millena Muralha
Karateca

“O Tocantins completa seus 30 anos numa trajetória vibrante e exitosa. As mazelas decorrentes de desastrosas gestões não são suficientes para interromper esse avanço. Suas bases sólidas garantem um futuro promissor para sua valorosa gente. Parabéns Tocantins!
Leomar Quintanilha
Presidente da FTF

“Depois de 30 anos o Esporte Tocantinense ainda clama por autonomia e espaço. Autonomia que só virá com as Leis de Incentivos Fiscais e espaço que conquistamos, mas perdemos com a extinção da Secretaria de Estado do Esporte. As grandes obras estruturais do Estado estão construídas, agora é preciso olhar para a qualidade de vida das pessoas. E aí o Esporte é fundamental para se construir uma sociedade mais sadia. Eu acredito na força do Esporte!
Ricardo Abalem
Presidente da FTV

“Até gostaria de parabenizar o Tocantins pelos 30 anos, mas eu vejo que o esporte vem se desenvolvendo em passo de tartaruga. A gente forma o atleta aqui e tem que mandar para fora, pois falta apoio. Esperamos que os gestores de agora em diante pensem mais pelo Esporte. E aí quem sabe eu possa parabenizar o Tocantins.
Ton Pacheco
Presidente da Fejet

“Amigos do Esporte o nosso querido Tocantins está completando 30 anos. Mas apesar da idade o nosso sofrido Esporte não tem muito a comemorar, seja em qualquer modalidade, inclusive no Futebol. Não temos grandes Indústrias e consequentemente não temos Patrocinadores para o Esporte. Somos pequenos em População, e isto não chama muito atenção de grandes Empresários de fora. Feliz 30 Anos ao Tocantins e a todos nós Tocantinenses”.
Nei Oliveira
Vice-presidente da CBFS

“Parabenizamos nosso Tocantins pelos 30 anos de existência e nos sentimos gratos por suas águas férteis que nos levam a grandes conquistas nas raias da canoagem brasileira”.
Wellington Jose Aires Costa

 

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA