Asdericel é campeã da Primeira Divisão da Taça Brasil de Futsal Feminino

0
144

A Asdericel (RO) é campeã da Primeira Divisão da 6ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-20 feminina. O título veio com a vitória sobre a Ulbra/Toddy (TO), por 2 a 0, na manhã deste sábado (19/6), em Palmas (TO). O jogo final, realizado no ginásio da Ceulp/Ulbra, teve um gol em cada tempo das rondonienses, que controlaram bem as investidas de ataque das adversárias.


Além do trófeu de campeã, a Asdericel comemora também o título de equipe mais disciplinada da Taça Brasil. Em seis partidas o time de Porto Velho recebeu apenas um cartão amarelo, obtendo um alto índice de pontuação na disputa do troféu Fair Play. Dos 120 pontos possíveis, a equipe obteve 83.


Na final, as duas equipes começaram o jogo de forma cautelosa. Logo foram se soltando e assustando a meta rival. A Ulbra chegou a colocar uma bola contra a trave da Asdericel, porém quem abriu o marcador foram as rondonienses, que marcaram aos 7min04. No restante do primeiro tempo, as anfitriãs tentaram o empate, mas o placar ficou em 1 a 0.


Na etapa complementar, as tocantinenses pressionaram muito, porém, a postura defensiva do time de Porto Velho foi exemplar, evitando que a goleira Lorena fosse incomodada de forma mais efetiva. Assim, a Asdericel conseguiu manter o controle da partida e o título foi sacramentado com um tento aos 28min36, anotado por Carol.


?Faltou perna para nosso time hoje. A semifinal deixou nosso time muito desgastado e não conseguimos jogar. Além disso, tomamos dois gols em erros nossos que dificultaram muito, mas saímos de cabeça erguida, porque conseguimos um feito histórico para Tocantins?, afirmou a fixo Laety.


As rondonienses falou sobre a forma segura que enfrentaram as anfitriãs. ?Enfrentamos uma equipe muito difícil e eu já tinha falado que teríamos que fazer os gols quando as chances surgissem. Elas entenderam isso e jogaram com muita tranqüilidade e confiança e, por isso, conquistamos esse troféu tão importante?, afirmou o treinador Celestino José de Souza.


Artilheira
A pivô Adria, do Colégio Militar/Seduc (TO), conquistou o troféu Bola de Ouro, concedido à artilheira da 6ª Taça Brasil de Clubes sub-20 Feminina ? 1ª Divisão. Ela anotou sete gols em quatro partidas, um a mais que a ala Bruninha, do Santa Cruz (PE), e as pivôs Kaka, do ABC/Piaget/Seel (RN), e Rayza, da Ulbra/Toddy (TO).


Adria teve papel importante na boa campanha do Colégio Militar na competição. Ela foi responsável por mais de 30% dos gols do time tocantinense, derrotado nas semifinais da competição pela Ulbra, que venceu por 4 a 3 nos pênaltis depois de um empate por 3 a 3 no tempo normal.


A importância de Adria para o time tocantinense foi percebida na segunda rodada da primeira fase, quando o Colégio Militar enfrentou o Ninho de Águias (AM). A equipe de Palmas perdia por 2 a 0 e a reação foi iniciada pela pivô, que marcou três vezes na segunda etapa e ajudou a construir a virada por 5 a 2.


Para o técnico do Colégio Militar, Ricardo Antônio Pereira da Costa, as características da pivô Adria tornaram-na importante peça do esquema da equipe. ?Ela chama a responsabilidade da partida e isso é importante nos jogos decisivos. Ela busca sempre a bola e quer sempre fazer o gol, pois é uma grande finalizadora?, avaliou.


Acesso
Tocantinenses e rondonienses comemoram o acesso à divisão de elite da categoria na próxima temporada. O técnico da Asdericel, Celestino José de Souza, falou sobre o que representa o título . ?A mudança na forma de disputa das competições nacionais da CBFS foi muito boa para todos. É um momento muito agradável para o nosso estado, que tem pela primeira vez uma equipe com uma conquista tão grandiosa?, disse.


Celestino tem esperança de que o desempenho na competição nacional possa abrir caminhos para o desenvolvimento do esporte em seu estado. ?Espero que agora as autoridades possam nos dar mais apoio, para que possamos melhorar ainda mais?, comentou o treinador rondoniense.


Enquanto na Primeira Divisão Tocantins e Rondônia garantiram o acesso, os estados do Espírito Santo e Piauí amargam a queda para a Segunda Divisão. Já o resultado da Divisão Especial, que teve o Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP) como campeão, apontou os representantes das Federações de Futsal do Mato Grosso do Sul e da Paraíba como rebaixado à Primeira Divisão na próxima edição do torneio.


Os times do COPM, representante paraibano, e o Dom Bosco, sul-mato-grossense, ficaram na última colocação de suas chaves da competiçãom que foi encerrada no dia 13 de junho, em Caçador (SC).


 


(Fonte:CBFS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui