Faltando 44 dias para o início do Campeonato Tocantinense 2009, a maioria dos clubes já definiu a data de apresentação do elenco para a preparação da competição estadual, que começa no dia 14 de fevereiro – sendo que a principal novidade será o rebaixamento de cinco equipes.


O Araguaína das 11 equipes que vão participar do campeonato será o primeiro clube a iniciar os preparativos. O Tourão do Norte, segundo a diretoria, vai se apresentar no dia 5 de janeiro, no Estádio Gauchão. O segundo clube será o Ipiranga de Aliança do Tocantins, no dia 8 de janeiro.


No dia 12 de janeiro, estão previstas as apresentações do atual campeão Tocantinense, o Tocantins, o Palmas e o Tocantinópolis – a iniciarem os treinamentos. De acordo com o presidente do Paraíso, Márcio Leonino, o Romário, sua equipe se apresenta no dia 13 janeiro, no Estádio Pereirão. A principal novidade no clube será o técnico Paulo Neli – com passagens por Goiás, Vila Nova entre outros clubes goianos. Um dia depois, o Gurupi inicia a preparação no Estádio Resendão, no dia 14. Já no dia 15 será a vez do Kaburé de Colinas e do Juventude de Dianópolis. A equipe do Tubarão de Palmas, apesar de o Jornal do Tocantins ter tentando várias vezes falar com os dirigentes, a mensagem sempre caía na caixa de mensagem.


Fórmula 
A competição será disputada por 11 equipes (Alvorada, Araguaína, Gurupi, Ipiranga, Juventude, Kaburé, Palmas, Paraíso, Tocantinópolis, Tocantins e Tubarão), que irão se enfrentar em jogos de ida e volta, classificando-se os seis primeiros colocados para a segunda fase, e conseqüentemente, os cinco últimos, automaticamente serão rebaixados para a 2ª divisão de 2010.
2ª Fase
De acordo com o regulamento, na 2ª fase, o 1º colocado jogará com o 6º, o 2º com o 5º e o 3º com o 4º também em duas partidas. Para a semifinal, se classificam os três melhores classificados e mais um por índice técnico. A final deve acontecer no dia 27 de junho. Como nos anos anteriores, o campeão Tocantinense vai representar o Estado na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2010, esta recém competição criada este ano pela CBF.
 


 





























Data da apresentação 


Araguaína – 5 de janeiro


Ipiranga 8 de janeiro


Palmas 12 de janeiro


Tocantins 12 de janeiro


Tocantinópolis – 12 de janeiro


Paraíso – 13 de janeiro


Gurupi 14 de janeiro


Juventude 15 de janeiro


Kaburé – 15 de janeiro


Alvorada – indefinido


Tubarão indefinido


 



 

DEIXE UMA RESPOSTA