Com cinco atletas tem início bolão feminino da Liga Esportiva FDB

Raquel Lopes, Naiusy Leite, Gracielly Ribeiro, Fávia Abreu e Juliana Fregonesi - Divulgação
Raquel Lopes, Naiusy Leite, Gracielly Ribeiro, Fávia Abreu e Juliana Fregonesi. – Divulgação

Um mês após a retomada do bolão de atletas masculinos, a liga esportiva Federados do Bolão (FDB) deu início aos treinos especiais para a categoria feminina, com as atletas Raquel Lopes, Naiusy Leite, Gracielly Ribeiro, Fávia Abreu e Juliana Fregonesi.

A largada inaugural ocorreu nesse sábado, 9 de setembro, às 16h30, na marginal da TO-050, na altura da Cairu, para um percurso de 35 km entre a Agetrans e o Posto Eldorado, na saída para Aparecida do Rio Negro. Após cerca de 1h50 de giro e média de 23 km por hora a primeira chegada definiu Raquel Lopes em 1º lugar, conquistando 25 pontos, seguida por Naiusy Leite, com 18 pontos, Flávia Abreu, com 15 pontos em terceiro lugar, Gracielly, em quarto, com 12 pontos e Ju Fregonesi, com 10 pontos em 5º.

“Vejo como uma experiência e tanto e vai ser bom para o ciclismo o bolão com a categoria feminina e eu espero que consigamos mais mulheres para os treino porque certamente o pedal vai melhorar bastante”, avalia a vice-líder do pelotão feminino, Naiusy.

Na estreia, as meninas contaram com o apoio dos ciclistas Niltinho Lopes e Marcelo Ribeiro. Nilton, esposo da atleta Raquel atuou como batedor do grupo. Marcelo, esposo da ciclista Gracielly, com estrutura que incluiu tenda e hidratação das atletas.

As meninas voltam  a duelar no próximo sábado, às 16h30.

BOLÂO

Criada no final de julho por cerca de 50 ciclistas de Palmas que praticam ciclismo de estrada, a liga “Federados do Bolão”, também chamada de FDB é uma forma criativa adotada pelos ciclistas para incentivar os adeptos dessa modalidade a melhorar seu desempenho e aumentar a preparação para competições.

“A ideia é simples: organizar e realizar treinos especiais, semanais, com prêmios e brindes para os vencedores, como forma de elevar o nível dos atletas e despertar o interesse de novos atletas”, afirma a Comissão Organizadora, formada pelos atletas Junio Cesar Vieira, Euvaldo Carvalho, Fábio André e Lailton Costa, idealizadores do grupo.

A comissão explica que primeiro criaram um grupo no aplicativo WhatsApp chamado “Bolão Speed Palmas-TO” e foram adicionando integrantes.  Com o grupo formado, definiram as regras que estão compiladas em um regulamento distribuído virtualmente entre os participantes. Entre as regras, está a de que só pode participar do bolão quem contribuir com o mínimo de R$ 2 reais por cada treino, realizado sempre aos sábados, a partir das 16 horas, na TO-050. Ao final de cada etapa o ranking de todos os atletas é atualizado pelo site da liga: www.fdb.palmas.br/ranking.

No dia dos treinos, os ciclistas são separados por Elite e Master, seguindo critérios técnicos e de idade. Então a largada é dada no cruzamento da JK com a TO-050. (Fonte: Lailton Costa)