Ilquias Lopes representará o Tocantins no Parapan-Americano (Foto: Marcus Mesquita/Projeto Reviver)

4ª etapa do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que será realizada em Goiânia
Ilquias Lopes representará o Tocantins no Parapan-Americano (Foto: Marcus Mesquita/Projeto Reviver)
llquias Pereira, da equipe do projeto Reviver, que faturou três medalhas de ouro no ano passado – Foto: Marcus Mesquita/Divulgação

Uma delegação tocantinense composta por 28 de atletas paralímpicos viajam nesta quinta-feira, 12, às 21h30, com saída em frente da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), para a disputa da 4ª etapa do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, que será realizada em Goiânia. A competição acontecerá de 13 a 15 de abril, em Goiânia. Mais de 500 atletas de 16 estados estão inscritos, sendo Minas Gerais aquele com o maior número de representantes, num total de 203 paratletas.

Os competidores que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, marcadas para junho e agosto. As disputas da modalidade de a atletismo acontecem no Centro de Excelência do Esporte, já a natação terá suas competições no Sesi – Clube Ferreira Pacheco.

A delegação tocantinense terá a participação de atletas do Instituto Reviver de Palmas, Apae de Araguaína, Apae de Palmas, além de representantes dos municípios de Araguanã, Gurupi, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.

Experientes
A equipe tocantinense conta com uma equipe jovem, e de atletas com muita experiência e títulos no Paradesporto Nacional e Internaciopnal, como Ilquias Lopes Pereira, 19 anos, atleta do Reviver, que tem no currículo participação da Seleção Brasileira de Jovens de 2017, e medalha nos Jogos Parapanamericano de Jovens. Outro destaque é a garota RhailmaJhulia, 20 anos, do Instituto Reviver/APAE Palmas que já vai para seu 4º ano disputando o Circuito, com hegemonia no Arremesso de Peso. Ela vai em busca do tetracampeonato da Fase Regional Centro Leste.Tem ainda a jovem Lorena Fonseca que foi medalhista de ouro na Fase Nacional de 2017 no Arremesso de Peso. A viagem da delegação conta com o apoio da Seduc que disponibilizará o transporte.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Programação: 

Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30h e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h
www.aloesporte.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA