II Copa Palmas Judô Clube reúne judocas de 6 estados na Capital

quarta etapa do Campeonato Tocantinense da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet)


Válida pela quarta etapa do Campeonato Tocantinense da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), sendo a única interestadual, a II Copa Palmas Judô Clube (PJC) já conta com inscrições de atletas do Goiás, do Maranhão, do Pará e de Pernambuco, podendo, ainda, ter representação paulistana na competição. Garantiram presença no evento, que acontece no Colégio Ulbra, em Palmas, desta sexta-feira, 23, a domingo, 25, o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Sílvio Acácio Borges, e o Sensei Paulo Duarte, referência internacional na formação de atletas, que ministrará uma palestra e um treinamento.

A primeira atividade prevista pela II Copa PJC é a palestra do Sensei Paulo Duarte, faixa coral 6º Dan formador do campeão olímpico Rogério Sampaio e do duas vezes medalhista de bronze em Jogos Olímpicos, Leandro Guilheiro, além de outros integrantes da seleção brasileira masculina e feminina. O evento acontece no auditório do Colégio Ulbra e é aberto ao público, tendo como tema “O treinamento de Judô sob novas perspectivas”. Segundo o próprio palestrante, na ocasião, “será debatida a utilização da Física Quântica aplicada ao Judô como forma de aperfeiçoamento em duas áreas distintas; sendo a primeira a eliminação de traumas, o condicionamento, as crenças e os padrões mentais; e, por fim, a transmissão de conhecimento.”

Na manhã de sábado, a partir das 10h30, no ginásio do Colégio Ulbra, após a realização da final estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), acontece o Festival PJC, uma espécie de iniciação lúdica dos judocas menos experientes, de 5 a 12 anos, no universo competitivo. No mesmo dia, a partir das 13 horas, ainda no ginásio da Ulbra, terá início, de fato, a etapa interestadual do Tocantinense com a II Copa PJC.

Encerrando a programação da segunda edição da Copa PJC, no Dojô da Ulbra, que é administrado pela própria equipe Palmas Judô Clube, haverá um treinamento com o Sensei Paulo Duarte, sendo este aberto a todas as associações federadas à Fejet. Para o líder da PJC, Sensei Celso Galdino, será um final de semana muito rico para o judô tocantinense. “Sinceramente, eu não me recordo de quando tivemos tantas atividades voltadas para o judô intercaladas como desta vez. Teremos a palestra, duas competições, um festival, a presença do presidente da CBJ e um treinamento com um dos maiores formadores de campeões do mundo. Ao todo, cerca de 400 judocas de várias regiões do Brasil estarão em interação em Palmas, neste final de semana; isto é importantíssimo para o desenvolvimento do nosso esporte”, afirmou o faixa preta 5º Dan. [Ascom Total / Fotos: Marcus Mesquita/Especial para o Alôesporte]