Jogadores cercam juiz durante final do Paulistão 2018
Árbitro Marcelo Aparecido é pressionado pelos jogadores do Palmeiras na final do Paulistão 2018 – Divulgação

A International Board (IFAB), órgão responsável por rever as regras e pensar em melhorias para o funcionamento das partidas, anunciou neste sábado um pacote de novidades e mudanças de diretrizes para os jogos de futebol do mundo inteiro. As alterações divulgadas foram discutidas em um encontro da entidade em Aberdeen, na Escócia, e passarão a entrar em vigor a partir do dia 1º de junho, após o término da temporada europeia

CONFIRA AS REGRAS QUE MUDARAM:

Posição do goleiro nos pênaltis

Até agora, os goleiros devem manter os dois pés sobre a linha de gol no momento em que o cobrador batesse o pênalti. Em junho, ele passa a ter o direito de ter apenas um pé na linha, podendo dar impulso com a outra perna e, em tese, ganhando maiores chances de defender o chute.

Lances de mão na bola

Até agora, os lances de gol em que a bola toca na mão dos jogadores carecem de interpretação da arbitragem para ser invalidados. A partir de junho, qualquer jogada de gol que tenha toque de mão estará automaticamente ilegal, independentemente da intenção do atleta. Segundo a International Board, a nova regra é “mais precisa e detalhada” do que a anterior.

Cartões para os técnicos

O mau comportamento dos membros da comissão técnica passa a poder resultar em cartões amarelos e vermelhos. Até agora, o árbitro tem apenas duas opções: dar uma advertência ou expulsar de forma direta; a partir de junho a arbitragem passa a ter o cartão amarelo como um “meio-termo”.

Substituição passa a ter obrigatoriedade

Até agora, os atletas substituídos podem deixar o gramado por onde bem entendam, ainda que o árbitro pressione pela saída rápida. A partir de junho, o jogador se torna obrigado a sair pela linha do gramado da qual estiver mais próximo – pela lateral ou de fundo. A intenção é acelerar as substituições.

Flexibilização dos tiros de meta

Antes, a bola obrigatoriamente deveria deixar a área, em um tiro de meta, antes que um companheiro de time a tocasse. A nova regra derruba esta exigência, permitindo que a bola entre em jogo ainda dentro da área.

Lances de bola ao chão

Outra novidade é o possível aumento de jogadas de bola ao chão. A nova regra determina que o árbitro interrompa a partida e a recomece com bola ao chão toda vez em que a bola bater em seu corpo.


IFAB realizou seu 133º anual neste sábado — Foto: Divulgação/IFAB



https://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/international-board-muda-regras-de-lances-de-penalti-e-mao-na-bola-confira

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here