futebol de base
Aleksander já assinou contrato por três anos, inclusive vindo para participar da Copa Goiás Sub- 15 - Divulgação
Zagueiro Aleksander, de 14 anos assinou contrato de 3 anos com o Atlético Goianiense – Divulgação

Mais um talento tocantinense assina contrato com um grande clube do futebol brasileiro. Desta vez nesta terra fértil do Tocantins a bola da vez é o zagueiro Aleksander, de 14 anos, que assinou contrato de 3 anos com o Atlético Goianiense. O garoto tem 1m80 e já está morando em Goiânia para poder servir ao Dragão.

Ele começou a carreira jogando no FlaPalmas. Depois foi convocado para atura na Seleção Tocantinense da FTF, a ainda passou por clubes como Flamengo (RJ), despertando interesse em clubes como Palmeiras (SP) e Fluminense (RJ). Mas após uma avaliação feita no Atlético (GO) passou e foi aprovado. Aleksander já assinou contrato por três anos, inclusive vindo para participar da Copa Goiás Sub- 15,  categoria acima da dele. O contrato foi assinado por três anos na última quarta, 3 de outubro.

Talentos surgidos no Tocantins

Enumerar a quantidade de jogadores que nasceram no Tocantins nestes 30 anos que defenderam ou defendem grandes clubes do futebol nacional e fora do País não é possível dimensionar, porém, dá para afirmar que a terra é fértil. Vale destacar alguns nomes de tantos que já escreveram suas histórias por onde passaram: Lúcio (Alvorada), Tiba, Jardel, Tomaz Bastos, Sandro Hiroshi e Kariri (Araguaína), Roni (Aurora), Márcio Goiano (Miranorte), Luiz Paulo (Figueirópolis), Clayton Souza (Tocantínia), Renato Silva (Colinas), Ferdinando (Nova Olinda), Walison Maia (Natividade), Antônio Flávio (Brejinho de Nazaré), Leandro Pereira (Porto Nacional), Lucca (Palmas), Danilo Gomez (Buritirana) Diogo Campos (Aparecida do Rio Negro), Marlone (Augustinópolis), Gilberto Macena (Cachoeira do TO), Jarlan (Rio Sono), Péricles (Itaguatins), Elivan, Gustavo Tocantins, Tozin e Werick (Gurupi), Mailson (Almas), Luiz Fernando e Tety (Tocantinópolis), Ricardo Urubu (Nova Rosalândia), Antônio Flávio (Brejinho de Nazaré) e Haydn Lins (Arraias). No caso do atacante Lucca, hoje no Al Rayan, do Catar, apesar de não ter nascido no Tocantins, iniciou sua carreira no Palmas. Ele veio morar em Palmas com menos de dois anos. Esses jogadores citados vestiram camisa de grandes times do time futebol nacional como Vasco, Fluminense, Bragantino, Corinthians, São Paulo, Botafogo (RJ), Goiás, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Vila Nova, Atlético Goianiense, Barcelona (ESP), Coreia do Sul, entre tantos outros clubes espalhados pelo mundo.

Se os mais experientes já conseguiram marcar seus nomes em vários clubes do Brasil e do exterior, nova safra já surgiu e vem dando fruto. É o caso do garoto Lucianinho, que em julho deste ano passou a ser jogador do Goiás Esporte Clube. Mas antes, o garoto já vinha sendo monitorado pela diretoria de base do Flamengo. Ele ainda teve seu nome cogitado até pelo Barcelona quando ainda o atacante Neymar, da Seleção e hoje do PSG, esteve por lá, já que a família havia enviado um vídeo do garoto ao craque que ficou encantando com o futebol do talento tocantinense. Hoje a FTF implantou a Seleção de Ouro Sub-14 visando colher frutos no futuro. Temos ainda o garoto Zé Elias, da Seleção Sub-13 da FTF e Flapalmas hoje uma realidade jogando com a camisa 10 do Cruzeiro (MG). Parabéns a estes novos talentos.

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA