vôlei de areia
Atleta de Palmas comemora chance de disputar primeiro Open de Vôlei de Praia em casa - Divulgação

Medalhistas olímpicos e as feras tocantinenses disputam o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. Atleta de Palmas comemora chance de disputar primeiro Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia em casa. O Circuito Brasileiro Open, principal competição do vôlei de praia nacional, irá desembarcar pela primeira vez em seus 27 anos em Palmas (TO). E um atleta em especial não esconde a ansiedade com o torneio que ocorre de 12 a 16 de setembro, na Praia da Graciosa. O tocantinense de Porto Nacional, Averaldo representará o estado, contando com o apoio de amigos e familiares.

Além de Averaldo, que já está classificado pelo ranking de entradas, outros 10 atletas tocantinenses buscarão uma vaga na fase de grupos disputando o classificatório. No masculino, que ocorre quarta-feira, estão inscritos Cleomar, Davi, Luis, Júlio, Victor Hugo e Yuri. Entre as mulheres, buscam a vaga Mayana, Silvania, Thaís e Jéssica, na quinta.

Formando nova parceria com o carioca Rodrigo Bernat, Averaldo, que atualmente mora em Brasília (DF), contou a expectativa pelo torneio e espera sucesso de público.

“É muito bom jogar em casa, já tive a oportunidade de ser campeão no Estadual e Regional, e agora será a primeira vez jogando o Circuito Brasileiro Open. A cidade é muito receptiva, gosta muito do vôlei de praia e com certeza vai lotar a arena. Além disso, é sempre muito positivo contar com o apoio da família e dos amigos. Não tenho tanto esta oportunidade, então vou desfrutar ao máximo e espero que seja uma excelente abertura da temporada”.

Jogando em Palmas (TO), Averaldo foi campeão do Circuito Estadual Banco do Brasil, em 2010, e vice-campeão do Circuito Banco do Brasil Regional, em2013. A cidade também recebeu etapas do Circuito Challenger de 2006 a 2008, e em 2017. Averaldo espera contar com a energia das arquibancadas para conseguir um bom resultado.

“No ano passado, no Circuito Challenger, acabei eliminado nas quartas de final, não foi tão legal para mim, particularmente. Mas a torcida demonstrou como gosta do esporte, foi um belo espetáculo e os atletas aprovaram. Fico feliz em poder estar presente nesta primeira etapa do Open em Palmas. Espero poder apresentar um bom voleibol”, disse.

A competição conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta (masculino) e quinta-feira (feminino).

MEDALHISTAS OLÍMPICOS
São quatro medalhistas olímpicos na lista de inscritos: Alison (ES), campeão na Rio-2016 e prata em Londres-2012, Bárbara Seixas (RJ), prata na Rio-2016, Juliana (CE), bronze em Londres-2012, e Márcio Araújo (CE), prata nos Jogos de Pequim-2008. Além disso, serão seis campeões mundiais e seis medalhistas pan-americanos em ação.

A segunda etapa do Circuito Brasileiro Open será em Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

SISTEMA DE DISPUTA
Os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado (15.09), enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo (16.09).

O Circuito Open de Vôlei de Praia é uma realização da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Prefeitura de Palmas e a Federação Tocantinense de Vôlei (FTV).

praia
Tocantinense Averaldo Pereira durante o – Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia – Superpraia .©Daniel Zappe/MPIX/CBV

Masculino
No naipe masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Alison/André (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/George (SC/PB), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Vinícius/Moisés (ES/BA), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Nilton/Felipe Cavazin (RO/PR), Lipe/Fábio (CE), Márcio Gaudie/Vinícius Cardoso (RJ), Oscar/Luciano (RJ/ES), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Miguel/Guto (MS/SP), Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB) e Averaldo/Rodrigo Bernat (TO/RJ).

Feminino
Já no torneio feminino, as 16 duplas pré-classificadas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Elize Maia/Maria Clara (ES/RJ), Juliana/Andressa (CE/PB), Taiana/Vivian (CE/PA), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Val/Naiana (RJ/CE), Izabel/Thati (PA/PB), Rachel/Érica Freitas (RJ/MG), Andrezza/Neide (AM/AL), Aline/Diana (SC/RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ) e Juliana Simões/Eunyce (PR/AL).

Jessica e Thaís – campeãs do Circuito Tocantins e disputam o torneio na chave principal

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Yuri Rodrigues, pessoas sorrindo, pessoas em p�©

Dupla Davi e Antônio Carlos campeões do Circuito Tocantins de Vôlei de Praia

Atleta experiente do Circuito BB, Mayana Dias representará o Tocantins também

http://voleidepraia.cbv.com.br/noticia/25295/atleta-de-palmas-comemora-chance-de-disputar-primeiro-open-em-casawww.aloesporte.com.br

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA