Nantes quer levar Lucca para Europa, mas Corinthians quer mais dinheiro

Atacante Lucca durante treino da Ponte Preta, em Campinas - Foto: Fabio Leoni/ PontePress)

Pelos 20 gols marcados em 2017, a diretoria do Corinthians diz que não aceitará menos do que 5 milhões de euros (R$ 18,7 milhões), oferecidos pelo Nantes, da França, na contratação do atacante tocantinense Lucca, hoje emprestado à Ponte Preta, de Campinas. Lucca está emprestado à Macaca até dezembro e tem os direitos fatiados entre Timão (60%), Cruzeiro (25%) e Criciúma (15%). A janela para a saída de atletas fecha em 31 de agosto.

Lucca, 27 anos, é um dos principais destaques da Macaca na temporada. Vice-artilheiro do Brasileirão, com 10 gols, ele confirmou que seus empresários estão na França em negociação.

Segundo a Lei Pelé, artigo 29-A, considera-se o percentual de 5% (cinco por cento), no entanto, considera-se o período de formação do atleta com idade entre 14 e 20 anos.

Como Palmas Futebol e Regatas é considerado, o clube formador, a partilha dos 5% (cinco por cento) é feita da seguinte forma: 1% (um por cento) para cada ano de formação do atleta, dos 14 aos 17 anos de idade; 0,5% (meio por cento) para cada ano de formação do atleta, dos 18 aos 19 anos de idade. Assim, é possível que um atleta tenha vários clubes formadores.

O direito ao recebimento da indenização pela formação pode ser realizado mediante acordo diretamente com os clubes que transacionaram os direitos do atleta, ou, em caso de inadimplência, pleitear junto à entidade máxima do futebol.

Trata-se de importante mercado a ser desbravado pelos profissionais do direito desportivo, pois, muitas vezes os pequenos clubes formadores sequer têm sabem que um atleta formado por eles foi negociado.

Assim, cabe aos profissionais pesquisar a carreira dos atletas envolvidos nas transações e procurar os seus clubes formadores, dando-lhes ciência do deu direito.

Perfil
Nome:
 Lucca Borges Brito
Apelido: Luquinha
Posição: meia-atacante
Data de nascimento: 14/02/1990
Altura:
 1m77
Peso: 57 kg
Origem: categoria de base do Palmas

Lucca jogou no Palmas de 2006 a 2009 e marcou 21 gols em 59 jogos – Foto: Divulgação