Palmas e Araguatins abrem a etapa regional dos Jets e Parajets

a atleta Beatriz Evelin, 16 anos, do CEM de Taquaralto – Foto: Juliana Carneiro/Seduc
Teve início na manhã desta terça-feira, 30, em vários locais esportivos da Capital, a abertura oficial da etapa regional de Palmas da 27ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), juntamente com a 4ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A competição está sendo disputada nas modalidades individuais (atletismo, xadrez, tênis de mesa e badminton) e nas coletivas (vôlei de praia, handebol e futsal). Na regional de Palmas 880 atletas estão participando das competições que vão até o próximo sábado, 3. As provas individuais estão sendo disputadas na Escola Adventista de Palmas, UFT, Ulbra da JK e AABB Palmas.

Pela manhã, os atletas dos Jets e Parajets nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, iniciaram as competições individuais, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde foram realizadas várias provas. Na categoria 12 a 14 anos, na prova dos 1.000 metros, o vencedor foi o garoto Francisco da Chagas Silva e Silva, de 13 anos. Ele completou o percurso em 3 minutos e 9 segundos. “Estou feliz por chegar na primeira colocação. Estou há 3 anos praticando esta modalidade e quem sabe um dia possa ser atleta profissional”, destacou o garoto da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo.

Quem também fez bonito na prova do salto em distância foi a atleta Beatriz Evelin, 16 anos, do CEM de Taquaralto. A jovem atleta pulou 4m79c. “Sou experiente nas competições de atletismo. Já participei de quatro brasileiros e sonho ser uma atleta profissional”, revelou a campeã.

Nos 250 metros rasos, a vitória ficou com o garoto Dayvid Martins, 14 anos, da ETI Caroline Campelo. Ele venceu a prova cravando o tempo de 32s16d. “É muito bom chegar à frente. Vou continuar melhorando”, disse Martins.

Já o garoto Paulo Ricardo, 14 anos, da ETi Caroline Campelo, participou de duas provas. Nos 75 metros terminou no primeiro lugar registrando o tempo de 9s19c. E ficou em segundo lugar no salto em distância onde pulou 5m23c. “Maravilha. Ganhei em uma prova e fui segundo na outra. Está bom demais”, comentou o atleta.

Araguatins
Com a participação de cerca de 750 atletas de 11 cidades da região do Bico do Papagaio, acontece nesta terça-feira, 30, às 18h, a abertura oficial dos Jets e Parajets nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, da Diretoria Regional de Araguatins. As solenidade de abertura ocorrerá no Estádio Municipal João de Deus Miranda. As informações foram repassadas pela Técnica de Desporto Educacional da DRE de Araguatins, Deivalda Cavalcante da Silva. Segundo ela, a expectativa em torno da realização do evento é muito grande. “Nós da Diretoria Regional, os professores e alunos estamos ansiosos pelo evento. É um momento importante para todos quando acontece esta etapa regional de Araguatins”, destacou a técnica. A competição em Araguatins começa hoje e vai até o próximo sábado.

Jets e Parajets
Os Jets e os Parajets são uma realização da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que reúne anualmente milhares de alunos/atletas de todos os municípios tocantinenses em etapas internas, municipais, regionais e na final estadual da competição. As finais estaduais serão realizadas em Palmas, no mês de junho para a categoria 12 a 14 anos e no mês de outubro para a categoria 15 a 17 anos. Os Jogos ainda classificam alunos e equipes para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição escolar do Brasil, além das Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que reúnem paratletas escolares de todo o País.