João Vieira dentro carro na França
Piloto tocantinense João Vieira dentro do cockpit da equipe italiana JD MotorSport - Fotos: Divulgação/ JD MotorSport -

Depois de dois anos afastados do automobilismo europeu, em razão da falta de recursos, o piloto tocantinense João Vieira está de volta às pistas. Desta vez, o brasileiro disputará a Fórmula Renault Eurocup (F-3). O carro é impulsionado por um motor Renault de 270 cavalos. Ele será piloto da equipe italiana JD MotorSport e seu companheiro será o belga Ugo de Wilde.
“Estou de volta sim. Posso dizer que estou feliz demais depois de dois anos parados por falta de recursos e agora, posso afirmar que estou bastante confiante”, disse o tocantinense.

Temporada
A temporada da Fórmula Renault Eurocup terá início em Monza (Ita) entre os dias 12 e 14 de abril. O calendário inclui as principais pistas da Europa, como Silverstone (ING), Mônaco, Paul Ricard (FRA), Spa (BEL), Nurburging (ALE), Hungaroring (HUN), Barcelona (ESP), Hockenheim (ALE) e fecha a temporada em Yas Marina (ABU DHABI).

Testes
João Vieira realizou nos últimos três dias testes com a equipe visando à temporada e garante que os treinos foram positivos e acima do que ele esperava pelo fato de ter ficado dois anos sem pilotar. “Estou na fase de adaptação com o carro, mesmo assim estamos sendo rápidos. Claro que ainda me falta um pouco de confiança no carro e no que ele é capaz de fazer”, explica o piloto, ressaltando que isso é um razão do tempo que ficou fora das pistas.

Mas João Vieira aposta que melhorará a cada dia porque ainda terá um tempo a mais para estreia na temporada nos dias 12 a 14 de abril durante a primeira etapa em Monza, na Itália.

Equipe
João Vieira vai pilotar o carro da equipe italiana da JD MotorSport, que já chegou a ser campeã da categoria no passado. Hoje a equipe a ser batida, segundo Vieira é o time francês (R-ACE GP ). “Mas minha equipe também tem uma estrutura boa, já foi campeã no passado o que me dá uma tranquilidade maior e a certeza de que poderemos fazer um bom trabalho”, crê o piloto, que atualmente está morando em Desenzano Del Garda, na Itália, localidade próxima a Milão e perto de sua equipe, que é em Novara (ITA).

Carreira
João Vieira estreou no kartismo aos sete anos e já colecionou na prateleira mais de 20 títulos no kartismo brasileiro e internacional, entre 2005 e 2013, antes de migrar para os carros. Um dos títulos importantes da carreira de João Vieira aconteceu no ano de 2012 quando ele venceu a Seletiva Petrobras na cidade de Nova Odessa (SP) e levou a premiação de R$ 117 mil reais.“Fiz minha primeira corrida de Fórmula em 2014, na Itália”, lembrou o garoto , que foi um dos destaques do Campeonato Italiano de Fórmula 4, entre 2014 a 2017.

Confira o calendário de provas:
12 a 14 de abril
– Monza (Ita)
10 a 12 de maio – Silverstone (Ing)
23 a 26 de maio – Mônaco (Mon)
31 de maio a 2 de junho – Paul Ricard (Fra)
26 a 28 de julho – Spa (Bel)
30 de agosto a 1 de setembro – Nurburging (Ale)
6 a 8 de setembro – Hungaroring (Hun)
27 a 29 de setembro – Barcelona (Esp)
4 a 6 de outubro – Hockenheim (Ale)
24 a 26 de outubro – Yas Marina (Abu Dhabi)

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here