Jeonbuk do jogador tocantinense Ricardo Lopes vai ao Mundial de Clubes e é campeão Asiático

Ricardo Lopes campeão pelo Jeonbuk da Coréra do Sul nos Emirados Arabes Unidos, em Abu Dabi - Divulgação
Ricardo Lopes na foto do time campeão da Liga Asiática de Futebol - Divulgação/Jeonbuk
Ricardo Lopes na foto do time campeão da Liga Asiática de Futebol – Divulgação/Jeonbuk

A luta foi grande. A pressão ainda maior. Donos da casa desperdiçando pênalti. Tocantinense Ricardo Lopes saindo de campo logo aos 5 minutos por contusão. Enfim, uma grande batalha, mas no final com muita alegria, já que neste sábado, o Jeonbuk Motors da Coréia do Sul empatou por 1 x 1 contra o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos, em pleno estádio Hazza Bin Zayed, em Abu Dhabi, e garantiu o título da competição, já que venceu a partida de ida por 2 a 1. Foi o 2º título da competição continental para os sul-coreanos, campeões também em 2006. Agora, a equipe sul-coreana vai enfrentar o América do México, no Mundial de Clubes do Japão.

 

O gol do Jeonbuk foi marcado aos 30 do primeiro tempo, com Gyo-Won Han, mas o Al Ain empatou quatro minutos depois com Myeong-Ju Lee com assistência do brasileiro Caio. A equipe dos Emirados ainda teve a chance de virar e construir o placar que levaria a partida ao menos para a prorrogação, mas o atacante Douglas, ex-Figueirense, perdeu pênalti aos 43 da etapa inicial e acabou como grande vilão da partida.

 

Pelos sul-coreanos, três brasileiros entraram em campo: o camisa 10 Leonardo (herói da partida de ida), o atacante Ricardo Lopes e o meia Edu.

 

Com o título, o Jeonbuk ganha o direito de disputar o Mundial de Clubes da Fifa, que começa no dia 8 de dezembro. A estreia dos coreanos será contra o América-MEX, campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, no dia 11 de dezembro, no Japão.

 

O artilheiro da AFC Champions, aliás, foi outro brasileiro: o atacante Adriano Michael Jackson, ex-Palmeiras e Bahia, que marcou 13 gols pelo FC Seoul, da Coreia do Sul. (Com informações do UOL/Alôesporte).