Forças Armadas apoiam programa Forças no Esporte em Palmas

0
463
Garotos e integrantes das Forças Armadas e parceiros durante evento na capital - Foto: Sargento Claudinei/Marinha
Tenente-Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, do Ministério da Defesa - Divulgação
Tenente-Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, do Ministério da Defesa – Divulgação

Setenta crianças, entre 10 e 13 anos, da Rede Pública de ensino, iniciaram ontem na Capitania dos Portos, em Palmas, o programa Forças no Esporte (Profesp). O projeto atende 21 mil crianças em todo o Brasil. O evento em Palmas ontem contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, do Ministério da Defesa, o ex-comandante da Capitania dos Portos, em Palmas,Vilmar José Fortuna e várias autoridades.

Em visita ao Jornal do Tocantins, Vieira ressaltou a importância do projeto no Tocantins. Segundo ele, o programa Forças no Esporte busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva. “São crianças que pertencem à rede pública de ensino, em situação de muita vulnerabilidade social, onde nossa missão é ajudar neste aspecto social, não só no esporte, mas também no reforço escolar, na música e nas artes. Todas as crianças são de baixa renda”, explicou o Tenente-Brigadeiro.

Através de números, Vieira destaca a importância da unidades militares neste projeto está em todo Brasil. Segundo ele, além disso, o apoio das unidades militares (Exército, Marinha e Aeronáutica), contempla 89 cidades, de 26 estados e inclui 156 organizações militares das três forças. Ele ressalta ainda que no próximo ano, as Forças Armadas vão aumentar o projeto no País para atender cerca de 30 mil jovens, sendo que no Tocantins, a intenção é dobrar o que já existe. Hoje a Marinha atende o projeto com 70 crianças e deverá passar para 140.

E o Exército no Estado, que possui um projeto também andamento, na AABB de Palmas, deverá ir para 200 atendimentos. Cada núcleo possui a orientação de um coordenador e um monitor, que desenvolvem atividades esportivas no contra-turno escolar.

Já o Comandante da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, Gláucio Narildo da Costa Carvalho, disse que a intenção agora é reiniciar nos próximos 15 dias o Projeto Navegar é Preciso com as embarcações Optmist, que já possui 25 barcos e contará com apoio da Prefeitura de Palmas e vários parceiros locais que vão apoiar o projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui