Sespo apresentará diagnóstico do setor esportivo ao Governador

0
90

Secretaria do Esporte reunirá informações das 139 cidades do Estado visando a obtenção de recursos para o segmento


Reunir informações reais da situação do setor esportivo em cada um dos 139 municípios do Tocantins. Esta foi a proposta do I Encontro de Gestores públicos Esportivos do Tocantins, realizado ontem, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, direcionado aos secretários, superintendentes, diretores, presidentes de federações esportivas, professores de educação física e a imprensa.


Este diagnóstico será apresentado ao governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), para que ele possa buscar recursos para dar início a execução deste projeto de Plano de Desenvolvimento do Esporte para os próximos dez anos, no âmbito municipal e estadual. Segundo o secretário Estadual do Esporte, Ricardo Abalem, que avaliou como positivo o evento, este projeto vai permitir ao Tocantins estar inserido no cenário esportivo nacional e garantir a prática esportiva de diversas modalidades em todas as regiões do Estado.


Recursos
Segundo Abalem, o governador defendendo este plano facilitará na captação de recursos para a construção da rede de infraestrutura esportiva que precisa ser melhorado, além de ajudar a capacitar os profissionais e gestores esportivos dos 139 municípios do Tocantins.


? Esperamos com seja elaborado um plano de destinação de recursos para o setor esportivo não só no âmbito estadual, mas também no municipal?, destacou Abalem.


Governador
O evento contou com a presença de 82 gestores esportivos, 11 prefeitos e 72 profissionais na área de educação física, presidentes de federações, clubes e a imprensa esportiva. O encontro foi aberto pelo governador em exercício, Eduardo Machado, ao lado do secretário Ricardo Abalem, do secretário de Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha, deputado José Geraldo (PTB), entre várias autoridades que prestigiaram o evento.


Para Leomar Quintanilha, o encontro representou um marco na história do esporte tocantinense. Segundo ele, não se pode desperdiçar a energia que as crianças e adolescentes possuem e que para tanto é preciso garantir e ampliar a atividade esportiva na escola ?O meio mais eficaz de evitar a inserção dos jovens nas drogas e a prostituição infantil é a prática do esporte?.


Já o governador em exercício Eduardo Machado parabenizou a iniciativa da Secretaria do Esporte em realizar um evento que se preocupe com o futuro do seguimento. Segundo ele, é somente com planejamento que o esporte conseguirá atingir seus objetivos.


O deputado José Geraldo (PTB), à frente da criação da Lei de incentivo fiscais ao esporte no Estado disse que está unindo forças para levar educação e esporte e com isso garantir saúde aos jovens, diminuindo a possibilidade delas entrarem pelo caminho das drogas. A prefeita do município de Bernardo Sayão, Maria Benta disse que estava lisonjeada de estar presente num evento de vital importância para o esporte do Estado, e que espera que esta iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte possa render grandes frutos no futuro. Segundo ela, às vezes a prefeitura tem orçamento, mas não tem dinheiro, e que isso possa ser revertido devido a este evento. (Com informações da Ascom/Sespo)


Saiba mais 
 
Projetos
O secretário Ricardo Abalem disse que pretende dar impulso a partir de janeiro a projetos como reunir os clubes profissionais de futebol, na elaboração de projetos com visão mais duradoura, além de cursos regionalizados de arbitragem das principais modalidades praticadas no Tocantins.
 
 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui