Copa de 2014 pode passar por Palmas devido a aclimatação

0
109

Capital poderá ser sede de aclimatação de uma das seleções que irão disputar o MUndial, mas o Estádio Nilton Santos precisa ser concluído


Palmas poderá ser sede de aclimatação de um das seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A informação é do secretário Estadual do Esporte, Ricardo Abalem, que participou semana passada do Fórum de Gestores Esportivos e da sexta edição do Footecon, no Riocentro, no Rio de Janeiro.


Durante a reunião, Ricardo Abalem disse que sugeriu ao presidente do Fórum de Gestores Esportivos, Rogério Romero, que encaminhasse ao Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um documento que os outros 15 estados que não serão sedes oficiais da Copa de 2014 possam ser beneficiados indiretamente do Mundial.


Segundo Abalem, existe um trabalho chamado de aclimatação que os países fazem quando vão disputar não só uma Copa do Mundo, mas também as Olimpíadas. Em razão disso, ele fez esta sugestão durante o evento nacional solicitando que todos os estados possam ser inseridos na Copa de 2014.


Nilton Santos
Ricardo Abalem explica que a oportunidade do Tocantins participar deste processo de aclimatação para receber as seleções da Copa de 2014 só será possível se o Estádio Nilton Santos, na Capital, estiver com suas obras concluídas para atender o caderno de encargos da seleção que vier a escolher o Estado como sede de aclimatação.


Quanto à escolha do Estádio Nilton Santos, em Palmas, Abalem explica que a Capital oferece uma rede de hotelaria e uma infraestrutura de serviços prestacionais diferenciados das outras cidades e que pode atender as seleções que venham a se preparar em nosso Estado com uma melhor estrutura.


?Acredito que concluindo o Estádio Nilton Santos e havendo esta boa vontade do Governo Federal e da CBF de que os demais estados que não são sedes oficiais participem deste processo de aclimatação, nós estaremos com certeza fazendo parte do processo da Copa de 2014?, ressalta o secretário, acrescentando ainda que outro fator positivo para que Palmas venha a ser contemplada – o fato de a Capital está apenas uma hora de voo de Brasília.


?Nós temos o clima do Brasil, a maior parte do tempo convivemos com este clima e as seleções que vão disputar a Copa de 2014 poderiam aproveitar esse fator e se preparar em Palmas, mas desde que este equipamento (Nilton Santos) esteja concluído?.


Governador
Abalem explica ainda que o Tocantins reúne todas as condições para receber as seleções e que o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) já determinou que a Secretaria do Esporte (Sespo) prepare e entre com o projeto no sistema de convênios do Governo Federal e que, a partir do próximo ano, ele possa buscar es recursos na esfera federal, seja do poder público ou através de parcerias da iniciativa privada.
?Nós sabemos que o que acontece nos grandes equipamentos de países desenvolvidos é uma efetiva participação da iniciativa privada na administração e na manutenção destes equipamentos. E no Brasil creio que vai ser assim também. E o Tocantins precisa caminhar rumo a este desenvolvimento?, concluiu o secretário.



Lista de 12 cidades 
Belo Horizonte (Minas Gerais)
Estádio: Mineirão
Brasília (Distrito Federal)
Estádio: Estádio Nacional de Brasília


Cuiabá (Mato Grosso)
Estádio: Verdão


Curitiba (Paraná)
Estádio: Arena da Baixada


Fortaleza (Ceará)
Estádio: Castelão


Manaus (Amazonas)
Estádio: Vivaldão


Natal (Rio Grande do Norte)
Estádio: Cidade das Dunas


Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Estádio: Arena do Beira-Rio


Recife (Pernambuco)
Estádio: Cidade-Copa


Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Estádio: Maracanã


Salvador (Bahia)
Estádio: Fonte Nova


São Paulo (São Paulo)
Estádio: Morumbi
 
 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui