Futebol está virando religião nos EUA

0
139

Estreia na Copa superou audiência da NBA e de Lost



Demorou, mas, enfim, pode-se dizer que o futebol caiu no gosto dos americanos. Os Estados Unidos enfrentam Gana, neste sábado, às 15h30, em Rustenburgo, pelas oitavas de final do Mundial, embalados pela febre que tomou conta do país.


Na TV e na internet, recordes de audiência estão caindo jogo a jogo. Nos bares, é grande a presença de torcedores. Um cenário comparável aos das grandes seleções ? seleto clube do qual os ianques esperam fazer parte em breve.


Apesar de ser popularmente praticado por crianças e jovens americanos, o futebol sempre teve dificuldades em se firmar como objeto de interesse dos adultos do país. Esportes como futebol americano, beisebol, basquete e hóquei no gelo são tradicionalmente mais vistos, seja na TV ou nos estádios.


 
O Mundial, no entanto, está provando que o futebol pode sonhar alto. A estreia dos EUA no torneio ? 1 a 1 com a Inglaterra, no dia 12 ? teve audiência de 17,1 milhões de espectadores no país. O número supera, por exemplo, o dos quatro primeiros jogos da final deste ano da NBA, entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers. Também bate a do episódio final da badalada série ?Lost?, vista por 13,5 milhões de pessoas.


Na internet, os índices de audiência também impressionam. A vitória por 1 a 0 sobre a Argélia, na quarta-feira, foi o evento esportivo transmitido on-line mais visto na História dos Estados Unidos. Segundo a emissora ESPN, 1,1 milhão de internautas assistiram ao jogo em seus computadores.


O mesmo jogo também teve impacto no Twitter. O gol de Donovan que garantiu a classificação americana, aos 48 minutos do segundo tempo, provocou tantas mensagens que o microblog chegou a sair do ar por alguns minutos.


A emoção, inclusive, tem sido um fator de motivação para os americanos se interessarem pelo futebol. Além do duelo com a Argélia, o 2 a 2 com a Eslovênia, pela segunda rodada do Grupo C, também foi decidido apenas nos minutos finais.


? Dizemos isso, mas não de uma maneira negativa: prendemos a atenção de mais gente vencendo por 1 a 0 do que se tivéssemos feito 3 a 0 facilmente. Emoção e paixão é o que os torcedores americanos querem ? afirmou o goleiro Howard, sobre a vitória sobre a Argélia.


 


(Fonte:Lancenet)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui